Registar aulas/reuniões utilizando o OBS ( Recording Classes/Meetings using OBS ) Portugal

Registar aulas/reuniões utilizando o OBS ( Recording Classes/Meetings using OBS ) Portugal

O  software Open Broadcaster (designado por OBS) é   um software gratuito e de código aberto para gravação de vídeo e apresentação ao vivo. OBS suporta quase todas as plataformas de transmissão, incluindo o Facebook Workplace. Utilizando o guia abaixo, irá aprender a registar e transmitir utilizando o OBS.

Transferência de OBS

Pode descarregar OBS visitando a Página de Transferências em https://obsproject.com/download 

Instalação de OBS

Basta executar o instalador e seguir as instruções no ecrã para instalar o OBS Studio.



Configurar as definições

O OBS tem uma vasta gama de funcionalidades e opções. Para este guia, vamos focar-nos na gravação do eXp World e na transmissão para o Workplace.

Pode encontrar informações adicionais sobre o início rápido em https://obsproject.com/wiki/OBS-Studio-Quickstart

Definições de vídeo

  • Abra o OBS. Quando executar a aplicação, será recebido primeiro com um assistente de auto-configuarização. Pode fechar esta opção para manter as predefinições.
  • No ecrã principal da aplicação, em Fontes, clique no botão + para adicionar uma fonte e clique em Game Capture (Captura de Jogo). Para este guia, vamos usar o eXp World como fonte. Quando aparecer a janela Create/Select (Criar/Selecionar), clique em Create new (Criar novo) e, em seguida, no botão OK.




  • Deve ser carregada uma nova janela. Altere a definição Mode (Modo) para a janela específica Capture (Capturar) e altere a definição Window (Janela) para eXp World e clique em OK.



  • O eXp World está agora configurado para ser gravado.

Definições de áudio

  • No ecrã principal da aplicação, clique em Settings (Definições).



  • Utilizando a navegação do lado esquerdo na nova janela Settings (Definições), clique em Audio (Áudio).
  • Verifique as suas entradas ou saídas áudio. O ambiente de trabalho deve ser predefinido. Se utilizar um microfone, poderá querer desativá-lo para evitar qualquer interferência durante a gravação.
  • Clique em OK para guardar as definições.



Definições de transmissão

O OBS permite-lhe transmitir para uma infinidade de serviços. Para este guia, iremos transmitir para o Facebook Workplace.


  • No ecrã principal da aplicação, clique em Settings (Definições).



  • Utilizando a navegação do lado esquerdo na nova janela Settings (Definições), clique em Stream (Transmissão).
  • Altere a definição Service (Serviço) para Facebook Live e introduza a tecla Stream (Transmissão).
Mais informações sobre como criar uma transmissão estão listadas em https://www.facebook.com/help/587160588142067?helpref=faq_content, incluindo como gerar a sua chave de transmissão.



Ao vivo

Depois de concluir a configuração do OBS, poderá então gravar ou transmitir uma aula ou reunião no eXp World. Na janela principal da aplicação, clique em Iniciar transmissão.





Se configurou a aplicação corretamente e forneceu uma chave de transmissão de trabalho, terá as estatísticas exibidas abaixo, listando quanto tempo a transmissão esteve ativa, quanto tempo foi gravado, o uso do processador da CPU e a taxa de fotogramas atual da gravação.